quinta-feira, 10 de abril de 2014

Permita que cada um seja livre e original

"O bambú tem, por natureza, a propriedade de crescer reto; o cipó tem  a propriedade de se enroscar; e a grama tem a propriedade de se espalhar pelo chão.  Em cada um deles há beleza e individualidade, e na individualidade está presente a vontade divina, está presente Deus.
Deixemos que o bambú seja bambú, o cipó seja cipó e a grama seja grama.  Quando tentamos fazer com que o cipó cresça reto como o bambú e este se enrosque como o cipó, eles morrerão.  E não é só isso:  o pior é que nós próprios, na tentativa de coagi-los dessa forma, ficaremos esgotados e acabaremos destruindo a nós mesmos.  Em outras palavras se tentarmos corrigir os outros, enquadrando-os dentro do nosso molde, acabaremos prejudicando a eles e a nós também.
As pessoas, assim como diferem na fisionomia,  diferem também na individualidade e no modo de ver as coisas.  Por isso, a tentativa de fazer com que as visões e as opiniões de todas as pessoas sejam iguais às nossas só pode resultar em fracasso.  O que vamos ganhar com isso são o cansaço e as hostilidades.  Quando tentamos impor teimosamente a nossa opinião aos outros, seremos detestados inevitavelmente, pois ninguém gosta de ser pressionado pelas opiniões alheias.
Nunca pense em guiar o próximo sob as rédeas. Deixe que ele aja livremente segundo suas convicções.  Deixe-o à vontade, acreditando na bondade do Filho de Deus que nele se aloja.  O homem, quando deixado em verdadeira liberdade, passa a viver corretamente, assim como o pião roda firmemente em torno do seu eixo quando o deixamos rodar livremente, sem o tocarmos."
Masaharu Taniguchi


Texto extraído do livro 'Tornando-se Vencedores', para mais informações da obra e a compra da mesma, acesse: Aroma & Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SPA Reviver

Facebook