quinta-feira, 17 de abril de 2014

Pare, olhe em volta e acalma-se. Eis o segredo do bem-viver


Um homem caminhava preocupado, pois estava diante de um problema de difícil solução e não conseguia achar o meio de solucioná-lo, quando chegou numa encruzilhada.  Ali  encontrava-se  um guarda de trânsito e,  ao lado dele,  uma placa  com  os  seguintes  dizeres:  "Pare, olhe, tenha calma".  Ele parou e, olhando atentamente à sua volta, tratou de se acalmar.  "É verdade;  não posso andar a esmo por aí.  Posso ser atropelado."  Nesse momento,  a  mente  dele sofreu uma mudança.  Ele percebeu:   "Tenho andado a esmo pela vida.  Andava apressado, sem olhar bem à minha volta.  Devo ter mais calma.  E depois recomeçar do ponto inicial, orientado por Deus".  É nisto que consiste o segredo do bem-viver!
Ele retornou  à sua casa e abandonou as ansiedades de sua mente.  Sentou-se numa poltrona, apoiou a cabeça no encosto,  fechou os olhos e, respirando lentamente, procurou contemplar mentalmente o seu passado e o seu futuro.
Então ele percebeu:  "O que aconteceu hoje já acabou.  Esta vida deve ser vista com uma visão de longo alcance.  A história do homem vê o seu desenvolvimento através da acumulação de todos os tipos de experiências.  Neste momento, simplesmente terminou mais uma cena.  Por que terei de lamentar?  Eu abençôo, agora, o meu futuro, daqui de onde me encontro".
Pensando assim,  ele  olhou para fora da janela:  dali se via um céu azul puríssimo e um sol radiante, como que abençoando-o.  Eram dádivas cuja existência ele não tinha percebido até então.

É na tranqüilidade que se encontra a chave da solução dos problemas:  quando a mente se prende a algum acontecimento e fica tolhida, a primeira providência a tomar para enxergar a realidade exata do problema é libertar a mente do acontecimento ao qual está presa.  Muitas vezes, por exemplo, acontece de não acharmos o que procuramos, por mais que reviremos as gavetas;  mas, ao levantarmos e dirigirmo-nos casualmente a um ponto da casa depois de termos serenado a mente, encontramos justamente ali o que procurávamos.
Isto não se aplica somente a coisas perdidas;  a solução de qualquer problema complicado é um tipo de "objeto procurado".  Já que os problemas existem para serem solucionados, a solução sempre existe.  O que acontece é que ela é difícil de ser achada.  A chave da solução está em apaziguar a mente e entregar o problema à "mente serena". É necessário a paz mental para a solução dos problemas.


Masaharu Taniguchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SPA Reviver

Facebook